29 de mar. de 2016

KIDDLE - um buscador para crianças


A Google trouxe uma solução para a preocupação de muitos pais sobre a exposição de seus filhos a conteúdos inadequados na internet.
O Kiddle, uma versão de seu famoso buscador, adaptada para crianças que promete protegê-las de sites inconvenientes.
O serviço funciona de maneira idêntica ao da Google, basta pesquisar algo que deseja para ter sugestões de sites, imagens, notícias e vídeos sobre o assunto. A diferença é que as buscas filtram e bloqueiam qualquer conteúdo adulto, seja ele uma matéria imprópria para menores ou todo um site.
Graças ao sistema de triagem utilizado pela empresa, tudo o que vai acontecer se a criança pesquisar por algo inadequado, é um aviso pedindo que tente novas buscas.  O buscador não apresenta muitos resultados em português. Por ter sido lançado há pouco tempo, ainda está sendo ajustado aos interesses dos usuários.




FONTE

17 de mar. de 2016

Segundo encontro presencial de curso

Durante a manhã de hoje, 17, ocorreu o segundo encontro presencial do Curso de Formação Continuada: Uso do Computador Interativo na Prática Pedagógica  com os professores e equipe gestora da EEB Prof. Manuel de Freitas Trancoso, EEF Prof. Balbino Martins e EEF Linha Biguá, de Iraceminha.

O encontro foi divido em dois momentos. No primeiro, foi realizado uma reflexão sobre o uso das tecnologias em sala de aula.
No segundo momento os grupos fizeram atividades direcionadas na lousa digital.

15 de mar. de 2016

Formação Continuada

No dia 17 de março, a equipe do NTE Maravilha estará em Iraceminha, realizando mais um encontro do curso de Formação Continuada Uso do Computador Interativo na Prática Pedagógica, que teve início em fevereiro. Participam do curso as equipes gestoras e os professores das escolas EEB Prof. Manuel de Freitas Trancoso, EEF Prof.Balbino Martins, EEF Linha Biguá.

8 de mar. de 2016

Feliz Dia da Mulher



O mundo mudou e as competências necessárias para fazer a diferença também


 Escolas conectadas


Em 2016, a Fundação Telefônica Vivo oferecerá na plataforma Escolas Conectadas mais de 11 mil vagas em cursos gratuitos de formação online com objetivo de ampliar as possibilidades formativas para professores de todo o Brasil, além de ampliar repertório de técnicos e gestores de secretarias de educação.

Nesta plataforma, os participantes ainda podem se conectar com professores de todo o país, conhecendo e trocando experiências com outros contextos.A plataforma dispõe de duas modalidades de cursos:

     - Faça você mesmo: onde o educador pode se inscrever a qualquer instante nos cursos disponíveis e realizá-los de acordo com a sua agenda.

     - Com especialista: onde o educador tem um período para se inscrever e outro para acompanhar as aulas online que são mediadas por profissionais da área.

Entre os cursos disponíveis em 2016, temos, por exemplo:
     - Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica;
     - Laboratório de criação de vídeos de bolso na escola do campo;
     - Fotografia na Aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento;
     - TIC nas escolas;
     - Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas;
     - Avaliação: para quê e como avaliar;
     - Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência.

Certificação: A plataforma oferece cursos com carga horária entre 5h e 40h e o professor poderá se inscrever e cursar gratuitamente quantas oportunidades quiser. A partir de 30 horas cursadas, o professor receberá certificação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Clique no aqui conheça a plataforma digital!

Para saber mais sobre a Fundação Telefônica Vivo e a plataforma Escolas Conectadas, acesse:  www.fundacaotelefonica.org.br.

1 de mar. de 2016

Inscrições para a Olimpíada de Matemática OBMEP 2016 estão abertas

29-02 obmep-pqna
Já estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) no endereço www.obmep.org.br. As inscrições se encerram em 10 de abril.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelas escolas públicas de todo o país, exclusivamente na página da OBMEP. As escolas que não têm acesso à Internet devem procurar ajuda na Secretaria de Educação de seu município ou Estado ou do coordenador regional da OBMEP.
A OBMEP é dirigida aos alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio e é realizada em duas fases – na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, aproximadamente 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o Regulamento. Incentivamos as escolas a inscrever todos os seus alunos.
Em 2015 participaram cerca de 18 milhões de alunos de 47.580 escolas situadas em praticamente todos os municípios brasileiros. Em 2016, premiaremos 6.500 alunos com medalhas e até 46 mil alunos com certificado de Menção Honrosa. Aos ganhadores de medalhas é dada a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr – PIC – com bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.
Além do PIC, a OBMEP desenvolve outros programas que visam incentivar o estudo e facilitar o acesso a conteúdos de qualidade em matemática, disponíveis a todos no site.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).

Fonte: www.sed.sc.gov.br

Inscrições abertas para o Programa Líderes Internacionais em Educação

http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/images/stories/EducationUSA.jpgProfessores de língua inglesa das redes estadual e municipal de ensino, efetivos, e que lecionam para alunos do Ensino Médio, já podem se inscrever no Programa Líderes Internacionais em Educação - International Leaders in Education Program (ILEP).

O programa, que é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Secretaria de Estado da Educação (SED), está oferecendo um curso de cinco meses, de janeiro a maio de 2017, nos Estados Unidos da America.
Segundo a coordenadora de Língua Estrangeira, da Secretaria da Educação, Joseni Terezinha Frainer Pasqualine, “a proposta do programa é a de fortalecer o ensino da língua inglesa, oferecendo um conhecimento mais aprofundado das práticas metodológicas e do planejamento de aulas, incluindo aulas e treinamento intensivo com estágio supervisionado em escola americana de Ensino Médio”, destaca.
Além da imersão na língua e cultura norte-americana, o curso irá promover o contato com novas tecnologias em uso no processo pedagógico, o incentivo para que os participantes se tornem multiplicadores dos conhecimentos obtidos durante o encontro e a aproximação entre os professores brasileiros, americanos e de outros países para a criação de uma rede de contatos e uma extensa troca de informações entre as diferentes culturas.  
As inscrições para o curso estão abertas até dia 22 de março de 2016.
Para mais informações procure a secretaria de sua escola e obtenha os dados e documentos necessários para fazer sua inscrição.
Acesse também o link para o edital do concurso e o calendário de atividades.

Fonte: http://www.sed.sc.gov.br