26 de abr. de 2016

Por que usar a Encyclopedia Britannica?

A Encyclopedia Britannica disponibiliza conteúdos interativos e de pesquisa, contemplando os alunos dos anos iniciais da Educação Básica.

Em acordo com o que preconiza os Parâmetros Curriculares, os conteúdos são considerados contemporâneos, vindo a auxiliar professores e educandos na construção do conhecimento.
Os temas abordados são inovadores, confiáveis e de alta qualidade e toda informação é constantemente atualizada por especialistas.

Acesse http://escola.britannica.com.br/ e aproveite mais esse recurso disponível para você, professor, trabalhar com seus alunos!

É dia 30 de abril!


20 de abr. de 2016

Simulado ENEM

O cadastro para o simulado ENEM online pode ser realizado no endereço: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/home
O programa oferece, além de simulados, exercícios e videoaulas para facilitar os estudos dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Simulado — A prova on-line será aplicada no último sábado deste mês (dia 30) e terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O simulado estará aberto durante quatro horas ininterruptas para o candidato, que pode realizá-lo entre zero hora e as 20h do dia 30.

O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até abril. Estão previstos outros três simulados on-line: o segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avança conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como será, de fato, no dia das provas do Enem de 2016.

Com o resultado imediato do simulado, é possível o estudante compará-lo com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse para fazer a graduação.

Plataforma – A plataforma Hora do Enem é um programa de estudo com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado. O sistema entrou na internet em 5 de abril. Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que poderão ser assistidas a partir de 30 de abril no espaço denominado MECFlix.

Todo o conteúdo estará acessível a qualquer hora do dia, na internet, com smartphone, tablet ou computador.

19 de abr. de 2016

TV INES comemora 3 anos no ar

TV INES é um canal de tv bilíngue que pode ser acessada no endereço: www.tvines.com.br
É muito legal! Tem programação diária com horário de cada programa. É uma programação bem diversificada com programas de debates, entrevistas, aulas de Libras, filmes, desenhos, encenações com assuntos da atualidade...

A TV INES nasceu em 2013 numa parceria entre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a Roquette Pinto com a proposta de disponibilizar conteúdo audiovisual acessível ao público surdo.

Iniciativa pioneira no Brasil e com poucas similares no mundo, sua programação prioriza a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que tem acervo de palavras e gramática próprios e distintos da Língua Portuguesa. Mesmo assim, todo o conteúdo é bilíngue, com legendas e locução em português, para que a grade possa contemplar surdos e ouvintes.

No Brasil, são 9,7 milhões de pessoas com algum grau de deficiência auditiva, sendo dois milhões de pessoas com surdez profunda, que não conseguem assimilar integralmente as informações disponíveis nos veículos de comunicação tradicionais, seja em mídia televisiva ou impressa. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, 95% dos milhões de surdos no Brasil vivem em família de ouvintes. Por isso, a inclusão faz parte de todo o processo de construção da TV INES, orientando ações no sentido de integrar os surdos na sociedade.

Seu conteúdo exclusivo é bastante diversificado, incluindo filmes, notícias, desenhos animados, além de programas de esporte, cultura e tecnologia. Há também produções de parceiros que são adaptadas para Libras.

A programação é distribuída via satélite para parabólicas, TVs a cabo e DTH e também pode ser vista em TVs conectadas (smart TV), computadores, celulares e tablets.

Todos os apresentadores são surdos e nossa meta é capacitar e incluir mais profissionais surdos em toda a cadeia de produção da TV INES, para torná-la ainda mais representativa.

Além de educar, a TV INES permite aos surdos estarem de fato inteirados sobre os acontecimentos da atualidade, oferecendo acesso à cultura e às notícias. Em 2014, pela primeira vez no mundo, uma Copa do Mundo teve a cobertura de uma TV para surdos.


Fonte: http://roquettepinto.org.br/projetos/tv-ines/

18 de abr. de 2016

Agora você pode enviar documentos do Office pelo WhatsApp




Um novo recurso do WhatsApp promete facilitar a vida dos usuários que precisam enviar documentos do Microsoft Office para os seus contatos. Em uma recente atualização, o app ganhou uma ferramenta que permite o envio de documentos de programas como o Word e o Excel de maneira instantânea.

Para anexar um documento, basta clicar no ícone da seta no canto inferior esquerdo de uma conversa no WhatsApp. Depois, selecionar a opção “compartilhar documento” e escolher um dos arquivos em formato “.docx”, por exemplo, que você quer enviar. É possível localizar os documentos na memória do smartphone ou na nuvem do iCloud, no iOS.


Nova ferramenta do Google


O Google lançou o METAS, um novo recurso do Google Agenda que auxilia o usuário a cumprir objetivos. Entre as opções estão fazer exercícios físicos e aprender novas línguas.
A ferramenta funciona de maneira bem simples: a pessoa abre o Agenda e especifica uma atividade que deseja fazer. Em seguida, o app pergunta a frequência que você pretende realizar a tarefa (quantas vezes por semana e por quanto tempo, por exemplo). Depois, o algoritmo irá analisar no calendário do usuário quais são os seus horários livres.
A nova ferramenta do Google Agenda chega como uma comemoração aos 10 anos do lançamento do aplicativo. Ele está disponível para usuários iOS e Android.


Texto de Marina Demartini, de EXAME.com

15 de abr. de 2016

ENEM 2016



O Enem é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também serve de seleção para programas do governo como o Prouni, que oferece bolsas para instituições particulares e o Fies, que disponibiliza financiamento com juros baixos a alunos carentes. No ano passado, 5,8 milhões de candidatos fizeram o exame. A expectativa do governo deste ano é chegar aos 8 milhões.

A taxa de inscrição subiu de R$ 65 para R$ 68 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio com uma guia de recolhimento da União (GRU). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começam às 10h de 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. As datas foram anunciadas nesta quinta-feira (14) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.

Mais informações acesse o site http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/2016/04/enem-2016-veja-datas-de-inscricao-e-provas.html

13 de abr. de 2016

Cursos gratuitos a distância - SESI/PE


Não perca a oportunidade de estudar de graça! O Sesi está ofertando cursos na modalidade EAD gratuitamente. Aqui você tem acesso a diversas capacitações a distância possibilitando o ganho de novos conhecimentos e mais espaço no mercado de trabalho. ​Os cursos​​ são ministrados on​line, permitindo ao aluno definir o melhor loca​l e horário para realizá-lo. São temas diversos que desenvolvem a​s competências ​​exigidas pelo mercado de trabalho e atualizam conhecimentos profissionais.​
           
Todas as capacitações têm certificados e para obtê-los é preciso concluir o curso em um prazo de até 30 dias, após a data de início. Quando o inscrito atinge 70% de acertos nas respostas, ou a média 7.0, o material, validado pelo SESI, fica disponível para impressão.

Os cursos mais procurados são o de Educação Financeira, Libras, Liderança e Comunicação Escrita. Mas a grade é extensa e tem ainda áreas como Segurança e Saúde no Trabalho, Matemática, Gestão e Liderança, Inclusão Social e Diversidade, Ética Profissional das Redes Sociais e Internet, Planejamento Tributário...

Para se cadastrar acesse AQUI, clique no curso que queira fazer, preencha um cadastro e você já é um dos inscritos nos cursos de Educação à Distância do SESI/PE.

Fonte: http://www.pe.sesi.org.br/

12 de abr. de 2016

Netflix: mensalidade deve sofrer reajuste em breve


  A Netflix pode aumentar os preços dos planos de assinantes antigos do seu serviço de streaming de vídeos a partir de 10 de junho deste ano. Os valores cobrados por novos planos também podem ser alterados.
A notícia fora anunciada em uma reunião com acionistas em janeiro. Com a medida, sofrerá reajuste da tarifa quem tem conta no serviço no Brasil desde 2011.
Nessa época, a Netflix oferecia somente um plano, com mensalidade de 16,90 reais. Em 2015, o valor passou para 19,90, um ano depois da empresa ter aumentado o preço do seu serviço para novos assinantes.
Agora, os consumidores terão duas opções: continuar com o plano básico, que oferece vídeos com qualidade abaixo da HD e a possibilidade de uso de uma tela por vez, ou mudar para o plano mais caro, que mantém para o cliente tudo que ele tem hoje, ou seja, vídeos em HD e a possibilidade de uso em dois dispositivos diferentes ao mesmo tempo.
No primeiro cenário, a mensalidade permanece como 19,90 reais. No segundo, o preço sobe para 22,90 reais.
Contatada, a Netflix não confirmou se as medidas, anunciadas em âmbito global, também afetarão o Brasil. A empresa de limitou a dizer o seguinte: "Os membros impactados pelas mudanças serão claramente notificados por e-mail e também dentro do nosso próprio serviço, de forma que eles tenham tempo para decidir qual é o melhor plano/preço para eles".
O preço baixo da assinatura e a oferta de séries americanas e originais são os motivos que levam parte dos brasileiros a escolher uma assinatura da Netflix ao invés de contratar um serviço de TV paga. No entanto, essa prática pode ser prejudicada em breve pelo limite de consumo de dados nos planos de internet banda larga fixa no Brasil.
A Netflix oferece atualmente três planos: básico (visualização em uma tela), padrão (duas telas e com resolução HD) e premium (quatro telas com resolução 4K.)

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/

6 de abr. de 2016

Hora do Enem - MECflix





O MEC (Ministério da Educação) lançou nesta terça-feira (5) a plataforma "Hora do Enem", com vídeos e material online gratuito para os alunos do ensino médio estudarem para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os interessados já podem acessar o conteúdo no site http://horadoenem.mec.gov.br.

O material é direcionado aos alunos de escola pública, mas pode ser acessado por qualquer candidato ao Enem.

Os estudantes poderão assistir às aulas das disciplinas em que eles precisam melhorar, por meio de uma biblioteca online, que recebeu o nome de "MECFlix". Além das aulas online, os alunos poderão assistir a uma aula sobre Enem diariamente na TV Escola, às 18h.

O sistema também vai oferecer simulados online, direcionados aos alunos que estão no 3º ano do ensino médio. O MEC divulgou as datas dos simulados: 30 de abril, 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

A prova será corrigida como o Enem, com o TRI (teoria de resposta ao item). No dia do simulado, a plataforma será aberta à 00h e fecha às 20h. Quando começar a resolver o exame, o estudante tem quatro horas para finalizá-lo.

Assim que terminar o simulado, o estudante vai saber qual nota tirou, qual é a nota de corte do curso que deseja e quanto falta para atingi-la. Também vai receber um plano de estudos atualizado.

As inscrições para o primeiro simulado já estão abertas na plataforma da Hora do Enem. Os estudantes que não têm acesso à internet podem ir de 11 a 15 de abril a uma instituição pública definir um local para fazer a prova. 


5 de abr. de 2016

Programa Transforma



Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!

Logomarca para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016


Este ano o público poderá criar a logomarca da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema é "Ciência alimentando o Brasil". Podem participar do primeiro concurso que irá escolher a logomarca alunos do ensino fundamental ao médio, do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio especial, das redes pública e privada de todo o território nacional. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de abril. Cada participante poderá submeter somente uma proposta, em formato de desenho ou produzido em Corel Draw.

O concurso inicia as atividades da 13ª Semana Nacional, que acontece de 17 a 23 de outubro. O intuito é estimular nestes alunos sua criatividade relacionada à ciência e tecnologia. A logomarca será usada em todo o material de divulgação do evento em todo o Brasil como folders, cartazes, outdoors, site, além de camisetas, bonés e brindes em geral etc., confeccionados pelo MCTI ou instituições parceiras em todo o Brasil.

O concurso vai selecionar seis propostas de logomarca para uma votação popular, a ser promovida de 2 a 8 de maio, no site da SNCT. Segundo o edital, a Comissão de Avaliação seguirá critérios de "originalidade, criatividade, impacto visual, coerência com o tema, qualidade e apresentação". Como premiação, o vencedor da disputa ganhará um notebook doado pela empresa Positivo Informática.

Clique aqui para acessar o edital.