19 de abr. de 2016

TV INES comemora 3 anos no ar

TV INES é um canal de tv bilíngue que pode ser acessada no endereço: www.tvines.com.br
É muito legal! Tem programação diária com horário de cada programa. É uma programação bem diversificada com programas de debates, entrevistas, aulas de Libras, filmes, desenhos, encenações com assuntos da atualidade...

A TV INES nasceu em 2013 numa parceria entre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a Roquette Pinto com a proposta de disponibilizar conteúdo audiovisual acessível ao público surdo.

Iniciativa pioneira no Brasil e com poucas similares no mundo, sua programação prioriza a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que tem acervo de palavras e gramática próprios e distintos da Língua Portuguesa. Mesmo assim, todo o conteúdo é bilíngue, com legendas e locução em português, para que a grade possa contemplar surdos e ouvintes.

No Brasil, são 9,7 milhões de pessoas com algum grau de deficiência auditiva, sendo dois milhões de pessoas com surdez profunda, que não conseguem assimilar integralmente as informações disponíveis nos veículos de comunicação tradicionais, seja em mídia televisiva ou impressa. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, 95% dos milhões de surdos no Brasil vivem em família de ouvintes. Por isso, a inclusão faz parte de todo o processo de construção da TV INES, orientando ações no sentido de integrar os surdos na sociedade.

Seu conteúdo exclusivo é bastante diversificado, incluindo filmes, notícias, desenhos animados, além de programas de esporte, cultura e tecnologia. Há também produções de parceiros que são adaptadas para Libras.

A programação é distribuída via satélite para parabólicas, TVs a cabo e DTH e também pode ser vista em TVs conectadas (smart TV), computadores, celulares e tablets.

Todos os apresentadores são surdos e nossa meta é capacitar e incluir mais profissionais surdos em toda a cadeia de produção da TV INES, para torná-la ainda mais representativa.

Além de educar, a TV INES permite aos surdos estarem de fato inteirados sobre os acontecimentos da atualidade, oferecendo acesso à cultura e às notícias. Em 2014, pela primeira vez no mundo, uma Copa do Mundo teve a cobertura de uma TV para surdos.


Fonte: http://roquettepinto.org.br/projetos/tv-ines/

Nenhum comentário: