O que pensa Geoff Stead, diretor de digital e novos produtos
da Cambridge English Language Assessment sobre isso?
Essa é uma questão complexa. No que diz respeito ao controle
da classe e do conteúdo acessado pode ser complicado, mas também pode ser uma
maneira de o professor envolver os alunos entediados. Primeiro passo é
trabalhar com os alunos um conjunto de combinados para o uso dos smartphones em
sala, com orientações claras sobre o que é permitido, o que não é e quais são
as consequências se houver descumprimento.
O professor deve começar com algumas tarefas com as quais se
sente confiante. As atividades devem sempre estar relacionadas ao seu
planejamento e devem ser introduzidas de
forma bem estruturada. Esta abordagem ajudará a explicar com sucesso aos
gestores, colegas e pais o valor de permitir os celulares em sala de aula. Há
vários exemplos de uso de celular em sala de aula:
- Grupos colaborativos usando ferramentas como o WhatsApp
para estender a comunicação fora da sala de aula. Outras opções de aplicativos
são o Slack e o Telegram;
- Produção de áudios, fotos e vídeos sobre o tema estudado;
- Criação de apresentações e registros colaborativos com
programas como o Padlet e o Evernote
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