27 de nov. de 2019

Encontro NTEs - 2019


Nos dias 20 e 21 de novembro, os NTEs do estado de Santa Catarina estiveram reunidos em Florianópolis em Capacitação para uso da Lousa Digital e suas Funcionalidades.
As escolas receberão as novas lousas e serão instaladas até abril de 2020.
Após as instalações o NTE ficará com a responsabilidade de difundir seu uso nas escolas ministrando cursos aos professores interessados.
No evento em Florianópolis também foi divulgado e orientado sobre o novo sistema de Solicitação de Serviços para consertos, aquisição de materiais, computadores, obras... Enfim, todas as demandas das escolas e das coordenadorias deverão ser registradas nesse sistema.



26 de nov. de 2019

MEC lança aplicativo para emitir a carteirinha de estudante digital



O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (25) o lançamento do aplicativo de celular com o qual será possível emitir a carteirinha estudantil digital. O ID Estudantil é gratuito e garante ao aluno o direito ao benefício de meia-entrada em shows, teatro e outros eventos culturais.

O primeiro passo para a oferta do documento digital gratuito foi dado em setembro, quando o MEC anunciou a criação do Sistema Educacional Brasileiro (SEB). O SEB é um banco de dados que deverá conter informações dos estudantes de todo o país. A proposta foi regulamentada em outubro. Uma dos objetivos anunciados do sistema é permitir a criação da carteirinha digital.

O SEB vai ser a base que comprova quem é estudante no país. Para abastecer o SEB com dados dos alunos, todas as instituições de ensino deverão enviar para o governo federal o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) de cada estudante, entre outros dados.

Um representante de cada instituição de ensino, pública ou particular deve enviar as informações dos alunos para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que irá alimentar o SEB.

A carteirinha em 5 pontos
   Escolas precisam enviar dados dos alunos para o governo;
·         Alunos podem checar se envio foi feito em idestudantil.mec.gov.br;
·         Aplicativo de celular está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS;
·         App vai fornecer QR Code que poderá ser usado para pagar meia-entrada;
·         Carteirinhas tradicionais continuam a ser emitidas tanto pela UNE quanto pela Ubes e outras entidades;

FONTE

18 de nov. de 2019

Olá educador(a) ,
 
Garanta sua vaga nos cursos
Sem medo da indisciplina,
Produção colaborativa do conhecimento e
Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática, que iniciam segunda-feira, dia 18/11! Inscreva-se e garanta sua participação.

Seu Certificado estará disponível a contar do dia 20 de janeiro.
 
Sem medo da indisciplina
40h - Certificação: UERGS

QUERO ME INSCREVER! 
 
Produção colaborativa
40h - Certificação: UERGS

QUERO ME INSCREVER! 
 
 
Data: de 18/11 até 16/12    Vagas: limitadas  

11 de nov. de 2019

Avaliação Institucional



Começou hoje, 11 e segue até o dia 17, a segunda etapa da Avaliação Institucional!

A Avaliação pode ser acessada clicando no banner no site da SED ou através do link avaliacaoinstitucional.sed.sc.gov.br.

Incentivem os alunos, professores e equipe  administrativa a responderem!!!

10 de jul. de 2019

Encerramento curso "O Uso de Recursos Digitais como Ferramentas Educacionais"

O NTE Maravilha encerrou o curso de formação continuada "O Uso de Recursos Digitais como Ferramentas Educacionais" com professores e equipe gestora das escolas: EEB Prof. Manuel de Freitas Trancoso,  no dia 01/07; EEB José Marcolino Eckert, no dia 03/07; Com um grupo de profissionais de algumas escolas e da CRE que realizaram os estudos no Laboratório de Tecnologias do NTE, no dia 05/07. Amanhã, dia 11/07,  encerra o curso com a EEB Hermínio Heusi da Silva.
Foram trabalhados o Gerenciamento do e-mail institucional,  Google Formulários e a criação de QR Codes. Também alguns aplicativos como:  Plickers, Kahoot, Mentimeter e Padlet.
Parabéns à todos que persistiram e vieram em todos os encontros concluíndo o curso. Esperamos que todos consigam trabalhar com seus alunos colocando em prática o que aprenderam para dinamizar suas aulas enriquecidas com as tecnologias!







13 de jun. de 2019

Panorama de melhorias nas bibliotecas públicas estaduais


O Censo Escolar 2018 mostra o percentual de 68,4% de escolas da rede estadual de ensino com biblioteca. Em atenção à Lei Federal No 12.244/2010, que determina que todas as escolas tenham biblioteca até 2020, a SED reforça que todas as unidades da rede pública estadual, sejam antigas ou novas edificações, possuem espaços destinados às bibliotecas, porém, nem todas utilizam os ambientes para esse fim. Isso ocorre por motivos como o aumento da demanda escolar na comunidade. Diante desse contexto, as escolas da rede mantêm bibliotecas ativas, fixas ou itinerantes.

Com as reformas nas unidades de ensino, que são 465 obras contratadas ou em processo de contratação, a previsão da Secretaria de Estado da Educação é que, até 2020, mais de 80% dos espaços físicos destinados às bibliotecas estejam em funcionamento. A SED prepara um levantamento sobre as bibliotecas da rede para obter as respostas das escolas e traçar um plano de ação com outras melhorias. Até 2024, estes ambientes devem ser adequados para atender ao Plano Estadual de Educação – PEE.

Em relação ao acervo, a SED viabiliza a aquisição de mais de 700 títulos de literatura, os quais chegarão às Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino ainda em 2019. A aquisição corresponde ao pregão nº 92/2017, na modalidade registro de preço, envolvendo o valor de R$ 32 milhões. O processo de solicitação às empresas vencedoras para a entrega dos títulos já está em curso.

Novos Laboratórios de Tecnologia nas Escolas Estaduais

As chamadas salas de informática escolares mencionadas pelo Censo Escolar ganham um conceito atualizado na Educação de Santa Catarina, o de laboratórios de tecnologia e inovação. Esse conceito engloba ferramentas para aulas multimídia, com estudantes mais engajados e professores motivados com o suporte tecnológico. O espaço é utilizado pelos professores de forma multidisciplinar e inovadora, para aproximar o mundo da escola do mundo dos estudantes e motivá-los ainda mais para os estudos.

Em maio de 2019, oito laboratórios com esta nova configuração foram inaugurados em escolas estaduais. O aporte foi de R$ 1,4 milhão para compra e instalação de computadores, lousa digital, projetor, aparelho de som e equipamentos para ampliar a rede de internet. Em paralelo, os profissionais e professores estão sendo capacitados para pleno uso da tecnologia instalada nas escolas. Veja a localização dos laboratórios no infográfico.

Após os primeiros investimentos, a SED trata da operacionalização de um mapeamento de infraestrutura de Tecnologia da Informação nas escolas estaduais, a fim de prover melhorias, como o suporte para que a internet funcione em todo o ambiente da escola, já que todas as unidades estaduais possuem link de acesso fornecido pelo Governo do Estado.

27 de mai. de 2019

Cursos NTE Maravilha

O Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE Maravilha, está promovendo o curso de Formação Continuada “O Uso de Recursos Digitais como Ferramentas Educacionais” com os profissionais das escolas EEB José Marcolino Eckert e EEB Vendelino Junges do município de Pinhalzinho, EEB Prof. Manuel de Freitas Trancoso, de Iraceminha e EEB Prof. Hermínio Heusi  da Silva, de Romelândia. Os encontros estão acontecendo nas escolas durante os três turnos.

No próximo dia 03, iniciará mais uma turma com profissionais das escolas estaduais que se disponibilizaram a vir ao NTE, onde o curso será oferecido.

Parabéns a todos que entendem que fazer educação também é estudar!


                               EEB José Marcolino Eckert -  EEB Vendelino Junges


                              EEB Prof. Manuel de Freitas Trancoso


                               EEB Prof. Hermínio H. da Silva

25 de abr. de 2019

Curso de Formação Continuada: o Uso de Recursos Digitais como Ferramentas Educacionais




O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Gerência de Educação de Maravilha, iniciou nesta quarta-feira, 24, o Curso de Formação Continuada: o Uso de Recursos Digitais como Ferramentas Educacionais, destinado aos profissionais da educação das unidades escolares da rede pública estadual.

O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais da educação reflexões sobre a cultura digital e o uso de aplicativos que potencializam o processo de ensino, criando com isso novos cenários de aprendizagem.

O curso será coordenado pelas multiplicadoras Dirce Müller, Juciane Dreifke e Naildes Zanetti, terá 3 turmas, com duração de 20 horas, sendo 12 horas presenciais e 8 horas a distância, conforme agenda:

Turma I
Local de realização: EEB José Marcolino Eckert - Pinhalzinho
Datas: 24 de abril, 08, 22  e 29 de maio.

Turma II
Local de realização: Laboratório de informática do NTE - Maravilha
Datas: 03, 14, 21 e 31 de maio.

Turma III
Local de realização: Laboratório de informática do NTE - Maravilha
Datas: 03, 11, 19 e 27 de junho.




1 de abr. de 2019

Escola Digital: um acervo muito maior em 2019!


O ano acabou de começar e já temos uma ótima notícia: nos últimos três meses, o acervo do Escola Digital cresceu 50%! Se antes eram encontrados cerca de 20 mil recursos digitais em nossa plataforma, agora já é possível encontrar mais de 28 mil.

Isso é resultado da gestão compartilhada do acervo de todas as plataformas parceiras que formam a Rede Escola Digital, além do trabalho regular de curadoria e de sugestões enviadas pelos nossos usuários. É muita gente colaborando!

Com tamanho crescimento, geramos ainda mais oportunidades para que Objetos Digitais de Aprendizagem, planos de aula e também os nossos cursos a distância cheguem a cada vez mais escolas por todo o Brasil.

Que venham muito mais recursos!

Participe dos cursos e  encontre aqui recursos digitais para enriquecer suas aulas.

14 de mar. de 2019

Tech Day SC

No dia 13 de março, no auditório da Gerência de Educação de Maravilha, aconteceu o Tech Day SC (Dia da Tecnologia), promovido pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais, com apoio da Gerência de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica, da Secretaria de Estado da Educação.
Proporcionar aos profissionais da educação  uma data específica de reflexão sobre a cultura digital e estudo de aplicativos  que potencializam o processo de ensino, criando com isso novos cenários de aprendizagem.
O evento contou com a participação de 65 servidores da rede estadual, sendo professores, gestores, assistentes técnico pedagógico, especialistas em assuntos educacionais, assistentes de educação e técnicos da Gered. Foram oferecidas três turmas, uma em cada turno.
Na oportunidade o professor Waldemar Naujorks palestrou sobre as inovações tecnológicas e as interações humanas, com reflexões sobre os problemas ocasionados pela desinformação, falsidade e amplificação de notícias falsas.
As multiplicadoras do NTE Juciane Dreifke, Naildes Zanetti e Dirce Müller apresentaram aplicativos que estimulam a participação ativa dos alunos nas aulas e, dessa forma, facilitam a aproximação entre professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Os aplicativos trabalhados foram: QR Code, Padlet, Mentimeter, Kahoot e Plickers.
Foram apresentados o QR Code Generator e E-lemento, ambos gratuitos para criação de QR Codes. Também fizeram uso de um leitor de QR Codes para fazer check-in no evento e ter acesso ao material dos demais aplicativos.
O Padlet é uma ferramenta on-line que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia.
O Plickers é um recurso gratuito que possibilita ao professor realizar atividades avaliativas e obter os resultados em tempo real não necessitando de internet no momento da atividade.
O Kahoot, baseado no conceito de gamificação, fez muito sucesso entre os participantes. Outro aplicativo trabalhado foi Mentimeter, recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas.
A equipe do NTE Maravilha agradece a presença de todos os participantes e parabeniza o empenho e esforço de cada um na busca de mais conhecimento.

Turma I - Matutino




Turma II - Vespertino


Turma III - Noturno